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sábado, 17 de setembro de 2011

Crônica: A escola e a educação




         Certa vez, ao passar por uma rua repleta de escolas, vi uma frase que me chamou a atenção: “há escolas que são gaiolas e escolas que são asas”. Essa frase poética ressoou em meus sentidos durante todo o dia. Desde cedo, ouvia dos mais velhos que a escola era um lugar para a gente crescer, ser alguém na vida. É o que quase todos ouvimos quando criança. E, meus pensamentos foram conduzidos à minha infância de tal forma que pude reviver até os mais belos e pitorescos eventos pueris. Eu gostava da escola, talvez por isso, não faltava nunca; sol, chuva estava eu lá, disposto a estudar, e não gostava mesmo quando algum professor faltava. Eu preferia a escola à minha casa; a escola era um lar, minha segunda casa, diziam meus pais. Hoje porém, a coisa parece ter mudado bastante.


          Decerto, a escola não é um lar propriamente dito, mas convenhamos, também não é um presídio onde os alunos cumprem, em regime semi-aberto, sua obrigação escolar, podendo voltar ao fim do turno para o âmbito familiar. Escola é outra coisa.

        Um fato que observei neste dia, chamara-me a atenção. Os alunos sentiam mais prazer ao sair do que ao entrar na escola. Então, por que motivo dizia-se que existem “escolas que são asas”. A metáfora, neste caso, parecia incongruente, um engodo pedagógico que reforça um discurso pseudo-ideal. A meu ver, uma escola “asas” interage com os alunos; é aquela que dá direitos e deveres, promove noções de cidadania, inclusão social, cultural e reflexão sobre si e sobre o mundo que o cerca. A escola que dá asas não tem por meta endurecer as regras, e se o faz, far-se-á sem perder a ternura; educando sem perder o amor e o respeito, garantindo igualdade entre os diferentes e qualidade no trato do ensino.
          A escola gaiola reproduz um sistema cruel e desumano; não promove o saber como forma de emancipação. Preocupa-se mais com assuntos burocráticos do que com ensino-aprendizagem. Torna-se um cárcere público em regime semi-aberto; promove mais a disciplina do que a educação, do que a inclusão social. Aliás, disciplina sem a educação é uma ditadura velada, que nada acrescenta. Um aluno não terá bom comportamento por medo de ser punido, terá um bom comportamento porque saber como e porque se comportar são atitudes intrinsecamente ligadas à prática da educação, da cidadania tão caras as Leis de Diretrizes e Bases da Educação.
          Em se falando em lei, o Brasil é mestre em fazer leis quando o objetivo é não as cumprir. Que resposta temos a dar sobre a atual situação da educação do Brasil? Por ora, ineficiente no que tange à formação escolar; as escolas sucateadas, pouco investimento, salários ruins. A escola, para mim, deve ser reinventada, e o conceito de educação deve ser rediscutido.

          Quando penso em educação, geralmente tento fugir do binômio escola/ ensino, para não delimitar a educação num espaço apenas físico, entre os muros de uma escola. Educação é a algo que ocorre entre pessoas e sociedade. Tanto pode ser de dentro para fora (educere) quanto de fora para dentro. São intercâmbios constantes de saberes, de cultura, de conhecimentos, sobretudo, de modos de desenvolvimento do ser humano.

          No Brasil, o nosso governo credita a educação em giz, lousa e merenda. A a culpa pela ineficiência do ensino é sempre relativizada: o professor culpa o Estado e os alunos, o aluno culpa o professor, o Estado culpa os professores, e a sociedade culpa o sistema. Cria-se um círculo vicioso sem resolução nenhuma. Enquanto isso, como tem-se conhecimento, a educação jaz em péssimos resultados, despontando nas últimas posições em avaliações internacionais. Que país é esse? É o país do futebol, é o país do carnaval, das praias.

        A educação pode ocorrer em espaços não institucionalizados.`Pode ser mais do que o conceito de ensino em unidades escolares. Educação é amplo e contínuo processo que se inicia ao nascer e só termina ao fim da vida. A escola é só uma das instâncias, é uma das asas de que se serve a Educação.