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sábado, 28 de agosto de 2010

Uma conseqüência didática do texto

     Uma das características dos gêneros textuais é a maleabilidade de adaptação às necessidades de comunicativa do Mundo Pós-Moderno. O uso frequente desses meios de interação pela linguagem para comunicar-se com a comunidade lingüística, seja ela oral ou escrita é responsável pela ratificação do gênero. O homem se comunica de várias formas e por vários meios, por isso, a gama de gêneros textuais dos quais utilizamos é grande e diversificada; telefonemas,e-mail carta,bilhete,sermão,edital, aula expositiva etc. Essas formas textuais são gêneros por que foram materializados pelo uso sócio-discursivo maciço no cotidiano.

     Os gêneros são muito variados e ultrapassam o número dos quatro mil, segundo pesquisas desenvolvidas atualmente. Os “tipos textuais” existem em menor número e são estes: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.Lembremos que estes tipos estão presente tanto escrita como na fala. Ex: Os jornais televisivos,na leitura dos escritos, conservam os tipos seja narrativo, argumentativo, descritivo ou outro qualquer no ato da fala. O tipo textual é uma nomeclatura nova haja vista durante muito tempo foi tratado como gênero: narração, descrição e dissertação. Hoje porém, os lingüistas os chamam tipos textuais ou seqüências tipológicas.Convém lembrar que um gênero não é composto de apenas um tipo textual o que pode haver é a predominância de um ou outro.Nos gêneros textuais percebemos trechos de narração,descrição e argumentação. Essa heterogeneidade tipológica é comum nos gêneros pois ninguém se comunica ou escreve só narrando, descrevendo ou argumentando muito menos apenas fazendo injunção e exposição. Há sempre trecho deste ou daquele tipo.

     O professor pode com os gêneros textuais aplicar o ensino de língua portuguesa com a linguagem presente nos gêneros. Apontar características de cada um gênero, particularidades a que publico se destina, tempos verbais, o tipo de linguagem,reconhecer verbo como marca de seqüência narrativa, identificar a função de substantivos e adjetivos na construção de personagens diferenciar a linguagem conotativa da ficção da linguagem denotativa da noticia, da reportagem enfim,o professor pode fazer dos gêneros um instrumento de ensino que tem como base a própria realidade discursiva.

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